Seminário "Os Estoicos"


SEMINÁRIO COM O PROFESSOR OLINTO PEGORARO: "OS ESTOICOS"
INSCRIÇÕES ABERTAS!

O propósito desta atividade acadêmica é o de expor, em três momentos, a atualidade das doutrinas dos estoicos.

Os encontros serão nos dias 25 de outubro, 22 de novembro e 06 de dezembro, sextas feiras, às 17 horas, na Sala Celso Lemos, no 3o andar do IFCS.

No primeiro momento, trataremos de situar historicamente a doutrina num arco de 800 anos - do século III a. C. até mais ou menos o século V.
Neste espaço de tempo, foi o estoicismo, e suas derivações, a principal doutrina que se defrontou com o cristianismo nascente.
Dividiremos a doutrina em estoicismo originário - com Zenão e Crisipo -, médio - período eclético - e estoicismo romano com Cícero, Sêneca e Epiteto. 

A segunda palestra tratará o conceito de Natureza na filosofia estoica. É, sem dúvida, a mais completa visão global do universo, unido metafisicamente à Natureza que é divina. Daí emerge o conceito de ética, coroamento de todo o sistema. 
Os estoicos amavam enunciar didaticamente sua doutrina com a metáfora do jardim: uma sebe - a lógica - que o protege, as árvores, realidades físicas que fazem a beleza deste universo, e, por fim, a ética - o fruto maduro e saboroso do jardim.

A terceira palestra abordará a atualidade da ética estoica que trata a Natureza com respeito divino e veneração incondicional. 
No século XXI, outras são as teorias éticas que clamam pelo mesmo respeito absoluto à Natureza, agora ameaçada pela voracidade da tecnociência conduzida pela razão humana reduzida ao cálculo predador capitalista.
Vivemos na era da razão calculante e as melhores teorias éticas (vide a de Hans Jonas) clamam pela conversão da razão calculante para razão meditante que recupere a globalidade da visão do mundo.
O estoicismo pode colaborar poderosamente para essa conversão. 
Analisaremos a "Carta da Terra", da UNESCO, publicada em 2000.
Comparando as duas mensagens veremos a coincidência da antiga doutrina estoica coma as recentes colocações da UNESCO e dos melhores pensadores da "ética da solidariedade antropocósmica" 

Prof. Olinto Pegoraro graduou-se em filosofia no Instituto Pio XII, em São Paulo, em 1954, fez mestrado em Roma, na Universidade São Tomás de Aquino em 1963, e doutorou-se em Louvain (Bélgica) em 1972 com a tese sobre o pensamento de Heidegger: "Imaginação e Tempo", publicada pela editora UAPÊ, em 2006. Fez dois pós-doutorados, nos EUA (1984) e na Bélgica (1992), ambos sobre ética, campo ao qual vem se dedicando nas últimas décadas, tendo publicado vários livros sobre este tema. Seu livro "Ética é Justiça" está na décima sexta edição! Seu último livro, "Sentidos da história", foi lançado em 2011. 

Professor Olinto lecionou no IFCS por 25 anos, tendo organizado a implantação da pós-graduação (mestrado e doutorado) em Filosofia na UFRJ, na década de 70. É professor da UERJ há quase duas décadas, e atualmente dá aulas no Programa Interuniversitário de Pós-graduação em Bioética.

O Departamento de Filosofia emitirá certificados para os que participarem de 2 dos 3 encontros. Para a inscrição basta enviar email para sarah_moura@ibest.com.br com nome completo, curso e universidade que frequenta

1 comentários:

gurisada disse...

Queria muito ir a esses seminários mas,infelizmente moro longe :( .
Seu blog é ótimo parabéns.

 

Filosofia Ocupada © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates