Curso sobre Proust com o professor Roberto Machado

O objetivo geral do curso é a interpretação filosófica de "Em busca do tempo perdido" no que diz respeito à obra de arte. Considerando o livro o relato da descoberta de uma vocação literária, o objetivo específico é mostrar como as impressões sensíveis – esses momentos privilegiados que dizem respeito ao tempo, ao espaço, à imaginação e à memória – são uma das condições de possibilidade, juntamente com a pintura e a música, de uma literatura não realista capaz de revelar a essência da realidade.

Roberto Machado é mestre e doutor em filosofia pela Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, e professor titular aposentado do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É autor, entre outros, de Zaratustra, tragédia nietzschiana (1997), Nietzsche e a verdade (1999), Foucault, a filosofia e a literatura (2000), O nascimento do trágico: de Schiller a Nietzsche (2006), Foucault, a ciência e o saber (2006) Deleuze, a arte e a filosofia (2009). Atualmente escreve um livro sobre Proust e as artes.

Datas:

2/8 – Primeira aula: Descrever em ordem cronológica os vários momentos de impressão sensível vividos pelo narrador do livro na época da juventude em Combray e Balbec.

9/8 – Segunda aula: Descrever em ordem cronológica os vários momentos de impressão sensível vividos pelo narrador na idade adulta, até as que se impõem na última recepção da princesa de Guermantes.

16/8 – Terceira aula: Apresentar, sistematicamente, as impressões sensíveis ressaltando suas principais características e seus tipos, isto é, sua relação com a memória e a imaginação, para evidenciar o que há nelas de constitutivo.

23/8 – Quarta aula: Explicar a intensidade ou a plenitude da impressão sensível por sua relação com o tempo puro, pensado não como sucessão, mas como experiência da simultaneidade ou coexistência do passado e do presente.

30/8 – Quinta aula: Analisar a relação entre literatura e impressão sensível, rivilegiando a experiência do tempo e do espaço, para mostrar que redescobrir o tempo perdido pela expressão literária das impressões é redescobrir o espaço em que esse tempo foi vivido.

Investimento: R$ 125,00


Inscrições no teatro Tablado:


O Tablado


Sotturno

Av. Lineu de Paula Machado, 795, Lagoa
CEP 22470-040, Rio de Janeiro, RJ
Telefones: +5521 2294-7847 / +5521 2239-0229



Enviado por @Emerson Facão

0 comentários:

 

Filosofia Ocupada © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates