Transmissão ao vivo da Palestra Um mundo onde conhecer é criar e afetar-se melhor



Um mundo onde conhecer é criar e afetar-se melhor

Por André Martins

O conhecimento da realidade é o mais potente dos afetos, capaz de transformarmo-nos afetivamente assumindo o real com nunca fizemos antes. Com ele podemos conceber um mundo sem os alicerces do projeto moderno, através de uma transformação de nossos valores.
 
Palestra da série: 
Um mundo em crise: reinventar os alicerces da modernidade

Curador: André Martins


Em uma carta escrita a um amigo, em 1881, Nietzsche se diz estupefato por encontrado um precursor, Spinoza (cf.: Carta a Franz Overbeck, datada do dia 30 de julho de 1881. In Nietzsche, F. Oeuvres, vol.II, p.1272). Além de ver na filosofia de Spinoza a mesma tendência geral que a de sua própria filosofia – fazer do conhecimento o mais potente dos afetos –, reconhece-se ainda nela na negação de cinco conceitos capitais que constituíram os alicerces da Modernidade ao longo da história e até os nossos dias: o livre-arbítrio, as causas finais, a ordem moral do mundo, o desinteresse e o mal.

No ocaso da Modernidade, quando ela já mostrava sinais inequívocos de fraqueza, Nietzsche reconhece que Spinoza, contemporâneo de Descartes, já fazia a crítica das falhas e inconsistências da Modernidade, no momento em que esta apenas ensaiava seus primeiros passos.

Hoje, os pilares do projeto moderno esmoreceram, queiramos ou não, e esses cinco alicerces seus parecem ter ruído. Mas como viver sem eles? Como viver neste mundo novo, como reconstruir nossa vida individual e coletiva sem esses parâmetros? Como abrir mão das ilusões e desilusões da Modernidade sem cair no pânico de não termos mais os apoios aos quais estávamos habituados?

Como, com a ajuda das filosofias de Spinoza e Nietzsche, reinventar novos referenciais para o mundo pós-crise, para a contemporaneidade pós pós-modernidade, é o que este módulo se propõe a investigar.

Transmissão ao vivo a partir das 18h em CPFLCultura

Data: 1 de julho

Horário: 19h
 
Classificação etária: 14 anos
Programação gratuita e por ordem de chegada a partir das 18h. A cpfl cultura em Campinas fica na rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera. Mais informações pelo telefone (19) 3756-8000

0 comentários:

 

Filosofia Ocupada © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates