Download do Vídeo Adam Smith - Breve Vida e Obra


"Adam Smith (1723-1790) é, juntamente com [David] Ricardo, o representante de maior prestigio da economia politica clássica.
Na Pesquisa sobre a natureza e as causas da riqueza das nações (1776), Smith sustentara três teses de fundo:
1) é produtivo o trabalho manual, que cria bens materiais que têm valor objetivo de troca;
2) os cientistas, os políticos, os governantes, os professores, em suma, todos os produtores de bens imateriais, quae tangere non possumus, contribuem apenas indiretamente para a formação da riqueza nacional, razio por que a riqueza de uma nação será tanto maior quanto menor for o mundo dos ociosos;
3) alcança-se o ápice da sabedoria quando o Estado, deixando cada individuo livre para alcançar o máximo bem-estar pessoal, assegurar automaticamente o máximo bem-estar a todos os indivíduos.
Esta é a essência do liberalismo de Smith: "O estudo da vantagem pessoal leva cada individuo a preferir a ocupação mais vantajosa também para a coletividade. Sua intenção não é a de contribuir para o interesse geral; ele só está olhando para sua vantagem. Mas, nesse caso, como em muitos outros, ele é conduzido por 'mão invisível' para a realização de um objetivo estranho as suas intenções". Em suma, existe "harmonia natural", "ordem natural", no sentido de que a consequência não intencional do egoísmo de cada um é o bem-estar de todos. Com efeito, quando há possibilidade de lucro, os empreendedores se apressam a tirar vantagem disso, produzindo os bens requisitados pelo mercado. De inicio, somente uns poucos ganharão muito, mas logo outros se apressarão a produzir os mesmos bens e assim, aumentando a oferta, os preços igualarão os custos. "
REALE, Giovanni. História da filosofia: Do Romantismo ao Empiriocristicismo, v. 5. Dario Antiseri. - São Paulo: Paulus. 2005.
 
Download do Vídeo

0 comentários:

 

Filosofia Ocupada © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates